Residências Assistidas vs Apoio Domiciliário: 3 dicas que podem ajudar a tomar a melhor decisão para

Quando um familiar, como um pai, mãe ou esposo(a) precisas de assistência nas tarefas da vida diária, muitas famílias acabam numa encruzilhada. São as residências assistidas a melhor escolha? Ou contratar um profissional qualificado para apoio domiciliário é melhor? É uma decisão complexa cuja resposta depende da situação especifica de cada um.

Neste blog post partilhamos o que precisa de saber acerca dos 3 fatores essenciais a considerar: o grau de ajuda que a pessoa precisa, as diferenças principais entre viver numa residência assistida e apoio domiciliário, e a situação financeira.

Conhecendo os fatos ajuda a tomar a escolha certa para o seu familiar idoso querido.

[if !supportLists]1. [endif]Perceber o grau de ajuda que o seu familiar necessita

Antes de tomar qualquer decisão, é necessário perceber a ajuda necessária que o seu familiar necessita e compara-la com a ajuda já existente, se alguma.

Primeiro, faça uma lista de tudo sobre o qual seu familiar precisa de ajuda numa base diária, semanal e mensal. Ser capaz de ver toda a situação ajuda-o a escolher o nível correto de cuidados.

Em seguida, seja realista sobre o quanto você ajudará, ajuda dada por família ou amigos e vizinhos. É importante pensar sobre isso em termos de ajuda a longo prazo e contínua - algumas semanas ou meses não serão suficientes.

Depois de comparar essas duas listas, terá uma melhor ideia para as tarefas que o seu familiar precisará de ajuda adicional.

Em alguns casos, observar esta lista torna óbvio que, o apoio domiciliário, funcionará melhor. Em outros casos, as residências assistidas podem ser a escolha certa.

[if !supportLists]2. [endif]Compreender as principais diferenças entre os cuidados prestados no domicilio e as residências assistidas

Antes de poder escolher entre apoio domiciliário e residências assistidas, é importante entender como eles funcionam. Aqui estão os conceitos básicos e principais prós e contras de cada um.

Apoio domiciliário: prós e contras

Apoio domiciliário é quando um cuidador é contratado para estar em casa a cuidar do idoso com as atividades da vida diária. Isso permite que seu familiar continue a viver com segurança em casa. A ajuda específica fornecida depende das necessidades da pessoa e pode incluir preparação de refeições, andar, transporte, banho, vestir, usar a casa de banho, dar passeios, etc.

PROS

[if !supportLists]· [endif]A pessoa recebe atendimento individualizado adaptado às suas necessidades e preferências;

[if !supportLists]· [endif]Os idosos podem ficar na sua casa ou na casa de um familiar à medida que envelhecem;

[if !supportLists]· [endif]Os custos podem ser menores dependendo das horas de cuidados necessários e do nível de habilidade do cuidador;

[if !supportLists]· [endif]A família escolhe o cuidador;

[if !supportLists]· [endif]O idoso conhece um cuidador, ao invés de ser atendido por muitas pessoas diferentes;

CONTRAS

[if !supportLists]· [endif]Custos elevados se forem necessários cuidados 24/7;

[if !supportLists]· [endif]É necessário um envolvimento familiar contínuo para contratar e gerir os cuidadores, bem como planear as opções de cuidados de backup (férias, fins de semana, etc. do cuidador);

[if !supportLists]· [endif]Potencial de isolamento social, que pode contribuir para depressão, declínio cognitivo ou problemas de saúde;

[if !supportLists]· [endif]A habitação pode precisar de modificações para segurança ou acessibilidade para cadeiras de rodas;

[if !supportLists]· [endif]Custos extras para a manutenção de casa, compra de alimentos e produtos de higiene pessoais e produtos de limpeza doméstica.

Residências assistidas: prós e contras

Nas residências assistidas existe uma comunidade onde vivem outros idosos, em quartos ou pequenos apartamentos. A maioria das comunidades oferece uma vasta gama de cuidados prestados, desde seniores que são praticamente independentes a idosos que necessitam de elevado nível de cuidados prestados.

Serviços como refeições, transporte, atividades de grupo e serviço de limpeza são tipicamente incluídos na mensalidade.

PROS

[if !supportLists]· [endif]Uma forma mais barata de obter supervisão e assistência 24/7;

[if !supportLists]· [endif]A família pode-se concentrar mais no relacionamento e não tem que se preocupar com as necessidades de cuidados ao idoso;

[if !supportLists]· [endif]O idoso tem muitas oportunidades de interação social com outros residentes;

[if !supportLists]· [endif]A família não precisa de se preocupar com contratação, agendamento ou de gerir os cuidadores;

[if !supportLists]· [endif]Acesso a uma equipa de profissionais caso seja necessário

CONTRAS

[if !supportLists]· [endif]O cuidado individualizado não será tão pessoal ou consistente como é em casa, mudanças frequentes de funcionários são comuns;

[if !supportLists]· [endif]A qualidade dos cuidados pode variar dependendo do funcionário;

[if !supportLists]· [endif]Os idosos podem ser expulsos da comunidade por uma variedade de razões com pouco aviso prévio;

[if !supportLists]· [endif]Os idosos podem não gostar de estar num ambiente onde se vive em grupo.

[if !supportLists]3. [endif]Situação financeira

Antes de poder fazer uma escolha sobre a escolha entre residências assistidas ou apoio domiciliário, você precisa de saber como cada opção funcionaria com o orçamento do seu familiar.

Determinar os custos de uma residência assistida e os custos de cuidados no apoio domiciliário não é fácil e é específico para as necessidades de cada pessoa, a localização e a quantidade de ajuda familiar que eles têm. Isso leva algum trabalho, mas vale o esforço porque ajuda-o a planear o futuro e evitar cenários desagradáveis, como por exemplo o seu familiar ficar de repente sem dinheiro.

A melhor coisa a fazer é obter informações de preços reais das residências assistidas que você consideraria e de profissionais de cuidados domiciliários que você possa usar. Dessa forma, você saberá o quanto custaria para obter o nível de cuidados que seu familiar precisa.

Uma abordagem mais rápida, porém, menos precisa, é usar médias de uma ferramenta de estimativa de custo de cuidados de longo prazo on-line.

Haverá muitos fatores a considerar, porque basicamente você está a fazer um planeamento financeiro para os próximos 5 a 10 anos de vida do seu idoso. Se analisar e comparar custos torna-se opressivo, peça ajuda a um familiar ou amigo em que confie. Ou, consulte um conselheiro financeiro.

Aqui está uma visão geral dos principais custos que você precisará de ter em consideração.

Mensalmente nos custos de cuidados de apoio domiciliário

[if !supportLists]· [endif]Horas de atendimento necessárias x taxa horária do prestador de cuidados

[if !supportLists]· [endif]Mercearia e preparação de refeições

[if !supportLists]· [endif]Produtos de cuidados pessoais

[if !supportLists]· [endif]Produtos de limpeza domésticos

[if !supportLists]· [endif]Limpeza e lavandaria

[if !supportLists]· [endif]Transporte

[if !supportLists]· [endif]Rendas ou hipotecas e impostos sobre a propriedade

[if !supportLists]· [endif]Manutenção da casa

[if !supportLists]· [endif]Contas de água, gás e eletricidade

Custos das residências assistidas

Os preços das residências assistidas variam, portanto, não assuma que a maioria dos serviços será coberto pela mensalidade base.

É por isso que é importante pedir uma lista de TODAS as potenciais despesas em cima da despesa base mensal. O seu familiar pode vir a usar esses serviços adicionais agora ou no futuro.

Custos comuns

[if !supportLists]· [endif]Mensalidade base

[if !supportLists]· [endif]Custos adicionais para o nível de assistência necessário

[if !supportLists]· [endif]Limpeza e lavandaria

[if !supportLists]· [endif]Cuidados de higiene pessoal

[if !supportLists]· [endif]Refeições, refeições no quarto ou lanches

Depois de somar os custos, você terá uma melhor ideia de qual opção se encaixa melhor no orçamento do seu familiar: Residência Assistida ou Apoio Domiciliário.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Praça Prof. Santos Andrea, 15 - 3º Esq, 1500-510 Lisboa, Portugal

geral@well-senior.com | +351 215 946 518

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle