Silver Economy

O que é a Silver Economy?

A “Silver Economy” é definida como as oportunidades económicas que surgem do gasto no consumo relacionado com o envelhecimento da população e as necessidades especificas de uma população acima dos 50 anos de idade. Esta população pode ser dividida em 3 grupos: ativa, frágil e dependente.

É uma economia que é impulsionada pelo surgimento de novos mercados de consumo e pela necessidade de melhorar a sustentabilidade das despesas públicas relacionadas com o envelhecimento.

A população mundial está a mudar de uma maneira que à uma geração atrás não se imaginava, e a um ritmo mais rápido do que alguma vez visto. Para além das pessoas estarem a viver cada vez mais, nos países desenvolvidos e em alguns países em desenvolvimento, as famílias estão a ter menos bebés o que dificulta manter a população estável. Em 2050, de acordo com as projeções das Nações Unidas, a população +65 anos irá ultrapassar em numero as crianças menores de 5 anos pela primeira vez na história humana. Na Europa, em 2060, 1 em cada 3 Europeus vão ter mais de 65 anos.

Apesar deste fenómeno trazer inumeros desafios no futuro, também significa que a população adulta em todo o mundo tem, agora, mais dinheiro para gastar e investir do que alguma vez tiveram. Idoso já não significa "pobre". A empresa financeira Merrill Lynch estima que o valor da “Silver Economy” é de 7 000 biliões de dólares por ano, fazendo que esta economia seja a 3ª maior economia do mundo. Em 2020, o poder de compra privado deste segmento da população atingirá, globalmente, os 15 000 biliões de dólares e atualmente, a população Europeia acima dos 65 anos de idade (os chamados “Baby boomers”) tem uma capacidade de compra acima dos 3 000 biliões de Euros.

É neste mercado que as nossa empresas se posicionam: A Saúde Portugal na venda há mais de 20 anos de produtos que vão desde a ortopedia e bem-estar até aos consumíveis utilizados em residências sénior e unidades de cuidados continuados. A Well-Senior presta serviços e investe no sector imobiliário destinado a esta população. Os nossos projetos vão desde o Turismo Sénior, Residências Sénior, Apartamentos para pessoas com menor mobilidade, Centros de Demência e Serviços de Apoio Domiciliário (como podem ver aqui no nosso site).

Industrias, que vão desde os carros às farmacêuticas, passando pelo mundo do online dating, têm tido a necessidade de se adaptarem a esta nova geração de adultos mais séniores, mais saudáveis e mais ricos.

O sector imobiliário e construção pode impulsionar a Silver Economy. Existem projetos de Casas Inteligentes e Amigas do Idoso (tanto em novas construções como em remodelações e adaptações das casas atuais através de algumas obras e uso de tecnologia).É estimado que na Europa 75% das casas não são adequadas ao envelhecimento da população (só na Alemanha são necessárias 2.5 milhões de casas Amigas do Idoso).

Outro mercado que está com muitos projetos em desenvolvimento para este nicho da economia é o mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação. 15% da população europeia acima dos 65 anos usa este tipo de tecnologias regularmente (iPhones e iPads). Apresento de seguida alguns exemplos do uso deste tipo de tecnologias:

  • O Serviço de Telecare faz a monitorização de quedas que pode avisar um vizinho ou familiar; ou até mesmo o serviço de emergência local;

  • Robots domésticos de limpeza (Roomba da iRobot);

  • Empresas como a Siemens, Schneider, Philips, Apple, Google entraram no mercado das casas inteligentes através do Internet of Things;

  • Warables – sensores de monitorização implantados em acessórios do dia-a-dia, na roupa, em relógios, pulseiras e colares. Por exemplo, há um anel que mede os níveis de Vitamina D que é muito importante no envelhecimento para proteger os nossos ossos e articulações. Outro exemplo são os Telemóveis.

Em França já existe desde 2008 uma plataforma para procura de emprego para pessoas acima dos 45 anos. É muito importante a sociedade valorizar e proporcionar a esta população o sentimento que seja útil à sociedade.

Resumindo, existe uma potencialidade enorme no mercado da Silver Economy:

Porque é um sector da população que tem muitos problemas. À que procurar um problema e solucionar esse problema

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Praça Prof. Santos Andrea, 15 - 3º Esq, 1500-510 Lisboa, Portugal

geral@well-senior.com | +351 215 946 518

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle